Nossa língua

"Você devia estudar inglês".
Quem aqui nunca teve que ouvir esta frase? Eu ouço sempre.

Tudo bem, sei que é muito importante aprender inglês e que, mesmo que eu  o odeie, é o idioma mais falado no mundo. Mas, será que sei tão bem o meu próprio idioma para ter essa sede toda em aprender um outro? E mais, será que sabem que o português é a terceira língua ocidental mais falada no mundo?


Você já ouviu alguém dizendo "Você devia estudar a língua portuguesa"? Não, acho que não. Pois é, na maioria das vezes as pessoas deixam de lado nossa língua materna e se empenham com fervor em falar o tal inglês com perfeição e influência. Não estou condenando quem o estuda, acho sim que é muito válido aprendê-lo, mas não concordo em deixar de lado o aprendizado da nossa língua, que é muito mais completa que o próprio inglês.

Será que todo brasileiro que fala inglês sabe todos os tempos verbais da nossa língua portuguesa? Será que sabem o que é uma paroxítona ou proparoxítona? Sabem o que é uma prosopopéia? Duvido! Mas é claro, todos devem saber o bendito verbo "to be".

Meu questionamento não é sobre aprender ou não o inglês, mas sim, sobre não aprender bem a língua portuguesa. Pois é triste ver como as pessoas escrevem errado, quantos erros grotescos encontramos por aí: uso incorreto do Ç, colocação de S ou SS em lugares impróprios, aplicação incorreta de verbos, artigos, adjetivos e substantivos, e por aí vai. A agressão contra nossa língua mãe é extensa e severa. Sei que preciso voltar ao meu curso de inglês, já que o meu "the book on the table" não tem me ajudado em nada, mas não deixo de lado meu fiel Aurélio e agora, o Sr. Pasquale, meu braço direito (e esquerdo também). Para mim, saber bem o "bom português" é fundamental.

A cada dia que leio e estudo um pouco mais sobre a  nossa língua , vejo o quanto ainda tenho a aprender e me surpreendo com cada detalhe. É uma lingua complexa, mas muito rica e bonita, se bem analisada. É claro que a reforma ortográfica deixou muita gente confusa, mas convenhamos, não é nada assim tão monstruoso. O que nos falta mesmo é gosto, não só pela língua, mas pela nação.

Brasileiro tem mania de ostentar o que vem de fora, de encher a boca para dizer "este produto é importado", e esquecem que muitos dos nossos produtos também são exportados e vendidos à preço de ouro lá fora. Tem gente por aí que só se orgulha de ser brasileiro em época de copa do mundo, e olhe lá, se o Brasil não der o vexame que deu desta vez. 

Fico extremamente triste quando meus amigos "importados" comentam o que simboliza o Brasil lá fora: futebol, carnaval e mulatas. É como se nossa cultura resumisse à isso. E confesso, DETESTO este estereótipo. Mas brasileiro se contenta com isso né, para que valorizar nossa cultura? Falar inglês é muito melhor, é chic!

Mas enfim, hoje escrevo apenas para deixar um recado: "Você já estudou um pouquinho da língua portuguesa hoje? Experimente! E pare de escrever como retardado em e-mails, blogs e twitter."

Pronto, falei.

Imagem do blog Ciclo Vital - perfeita para a ocasião


Um comentário:

Vanessa Melo disse...

Poxa amiga, adorei mais uma vez o que escreveu! Mas poxa, a nossa lingua poderia ser mais descomplicada né? Pra que Ç, S e SS. Quatro tipos de porque, x e ch....rs.

Ja fiquei com medo de ter escrito essa mensagem, será que tem algum erro??? ai Nossa Senhora do Bom Português.....